[Guia] – Saiba tudo sobre o Seguro Fiança

  • 0

[Guia] – Saiba tudo sobre o Seguro Fiança

Category : Seguro Fiança

Se você já fez uma procura de aluguel de casa ou apartamento deve ter se deparado com uma exigência comum que envolve o locatário ou imobiliária: a necessidade de um fiador. Mas o maior problema é ter que pedir para algum amigo ou parente, o que pode ser muito constrangedor. Imagine ter que aguentar seu cunhado fazendo comentários sobre esse favor em um almoço de domingo, situação horrível, né?!

seguro finaça

buy house

Para suprir essa necessidade, foi criado o seguro fiança locatícia, que é uma apólice de seguro contratada pelo inquilino e que beneficia unicamente o locador (proprietário do imóvel). Então se você não está conseguindo um fiador para alugar algum imóvel, essa modalidade de seguro garante o fechamento do seu contrato.

Algumas imobiliárias já trabalham exclusivamente com a modalidade do seguro fiança, pelo fato de os proprietários cada vez mais negarem o caução, praticado cada vez menos. Isso se deve ao fato de que o depósito de 2 ou 3 meses nem sempre suprir a inadimplência do locador.

O seguro fiança é caro?

O valor praticado pelas imobiliárias é de por ano, 1,2 do valor do aluguel, porém pode variar de acordo com a avaliação feita do perfil do locatário, que é levado em conta poder de crédito e idade, entre outros requisitos.

No caso de atraso no pagamento dos alugueis, o proprietário comunica a seguradora após o vencimento do segundo aluguel seguido e ele começa a receber os valores pendentes em até 30 dias. Até que o locatário e a seguradora façam um acordo.

Opcionais de contratação

Além do produto principal – o ressarcimento dos alugueis atrasados – existem também alguns adicionais que as seguradoras oferecem e o proprietário poderá solicitar na contratação, como ressarcimento de prejuízos físicos “Danos ao Imóvel”, água, luz, gás canalizado, encargos de IPTU, pintura interna e externa e multa por rescisão contratual, despesas de condomínio e com Assistência a Residência com 19 Serviços sem custo adicional, entre outros benefícios.

Ao negociar com o locador ou imobiliária pergunte as coberturas que será necessário constar na garantia,  isso pode lhe ajudar em não ter gastos desnecessários, o que pode acabar ficando muito mais caro do que esperava. Utilize os serviços oferecidos pela companhia na Assistência Residencial para ajudar em sua adaptação no imóvel.

Lembre-se que o seguro fiança serve apenas para substituir o fiador.

Como solicitar o Seguro Fiança

Após a escolha do imóvel e o pedido de fiador, vá até seu corretor de confiança e e peça a relação de documentos necessários para dar entrada ao procedimento de análise cadastral. Cada pessoa tem um orçamento especial, devido à esse cadastro, se o valor aprovado suprir a exigência da imobiliária.

Após aprovação da ficha o corretor irá direcionar o passo a passo junto com a imobiliária ou proprietário para sua qualificação junto ao contrato e emissão da garantia.

Fique atento no momento de fechar com a imobiliária, ela pode dizer que trabalha com um corretor específico, diga a ele que você quer pesquisar preços e serviços de outros corretores de seguro.

Exija seu direito de trabalhar com o seu corretor de confiança, isso vai evitar que você tenha dor de cabeça depois.

Portanto, como eu já disse em outros textos, pesquise bastante antes de fechar negócio, existem muitas corretoras baratas que não oferecem um serviço de confiança, como existem corretoras com preço justo e serviço excelente.

Se você tiver mais dúvidas ou sugestões, comente no campo abaixo.


Deixe seu Comentário

Categorias