5 coisas para pensar na hora de renovar o seguro do seu carro

  • 0

5 coisas para pensar na hora de renovar o seguro do seu carro

Category : Seguro Atomóvel

O contrato do seguro do seu carro está prestes a vencer, e agora, o que fazer? É hora de renovar.

Por isso, separei 5 itens que você precisa se atentar antes de renovar o seguro do seu veículo, para não pagar mais do que deveria, economizar e manter seu patrimônio.

seguro auto renovação, 5 passos

1º Não deixe para depois

O primeiro passo é ficar atento ao prazo de renovação, e não esperar ser contatado pelo corretor.

Geralmente, todo segurado tem até 30 dias antes da data de vencimento de sua apólice para renovar o seguro. Mas o ideal, e eu indico, é que você procure seu corretor ou a SC Corretora, duas semanas antes do vencimento, devido as cotações serem online é ter prazo de validade menor. Esse é o tempo necessário para um profissional fazer uma pesquisa no mercado.

Sem contar que se perder o prazo e vencer a apólice, você terá que fazer uma nova vistoria, o que pode demorar e ter seu risco recusado, e ainda não conseguir manter a classe do bônus que você possui.

Não perca o prazo, a pior atitude é esperar vencer a apólice, afinal em caso de sinistro, um só dia sem cobertura pode representar um gasto muito alto.

2º Tenho vantagens se renovar com a mesma seguradora?

Pode ser vantajoso em algumas situações renovar com a mesma seguradora, afinal ela não quer perder seu cliente e muitas vezes oferece descontos.

Mas isso não significa que você terá sempre vantagens, pois o que influência o preço do seguro é o gasto que a companhia teve no ano que passou com aquele modelo de carro. Ou seja, optar pela concorrente, pode significar pagar menos, pois uma companhia pode ter registrado muitos sinistros naquele modelo e na outra empresa isso pode não ter acontecido.

Caso não tenha ocorrido nenhum sinistro durante o ano, você tem direito a 1 classe de bônus. No momento da renovação você pode mante lo se estiver dentro do prazo de vigência e evitar a possível vistoria.

3º Nunca renove automaticamente

Pesquisar é outras opções no mercado é essencial para que você possa economizar. Não custa nada dar uma olhada nos preços de outras corretoras do mercado, a margem de lucro pode variar bastante entre uma corretora e outra. É como uma agencia de viagem, vende a mesma passagem com preços diferentes, além da margem de lucro, existem corretoras que têm um melhor relacionamento com a seguradora, o que ajuda muito no valor.

Mas não deixe de pedir para a sua corretora refazer a pesquisa entre as seguradoras do mercado, seu corretor pode e deve ser um consultor para você, portanto cobre um bom atendimento.

4º Veja se você tem um bônus em sua seguradora

É o desconto que o segurado pode receber a partir do primeiro ano de seguro, caso não tenha acionado para sinistro (acidentes que o veículo precise de concerto ou perda total em caso de acidente) roubo ou furto.

Mas a dúvida mais comum sobre bônus é: se eu trocar de seguradora, vou perder o bônus?

Pode ficar tranquilo, pois mudar para uma seguradora mais vantajosa não é sinônimo de perder o seu bônus, ele é seu e não está vinculado ao carro ou a apólice e sim ao CPF, portanto você pode mudar para qualquer seguradora e permanecer com seu bônus.

A utilização dos serviços de assistência, como guincho, não ocasiona a perda de bônus.

 

5º Contrate o que realmente você precisa

Leve em conta na hora de renovar o seu seguro tudo o que você não utilizou no último contrato, como descontos em lojas de manutenção, eletrônicos, troca de óleo e outros. Você utilizou esses serviços? Irá utilizar desta vez? Se a resposta for não, esqueça, e se for talvez, esqueça também, certamente você não irá utilizar e esse custo excedente irá baratear o seu seguro.

Comece a levar em conta a qualidade da sua corretora, listei aqui alguns itens que o seu corretor deve te oferecer:

  • Credibilidade Sua corretora deve ter credibilidade no mercado, um bom site, boas indicações, poucas reclamações na internet, esses itens podem fazer a diferença.

 

    • Fácil Comunicação Você consegue se comunicar facilmente com o seu corretor? Se a resposta for não, troque agora!

 

  • Integridade Fuja das corretoras que querem te ajudar a dar um “jeitinho” no seu seguro, isso pode te dar um prejuízo muito grande e o seu corretor não se reponsabilizará depois.

 

  • Dados Pessoais Certifique que o profissional está num espaço físico caso queira fazer uma visita e confirmar sua existência e realizar a consulta na Susep se está ativo sua credencial.
  • Assistência 24h Você precisar todos os itens que sua assistência cobre e o que pode contar em caso de emergência não apenas Guincho.

Seguindo essas dicas, certamente você não terá problemas na hora de renovar o seu seguro. Deixe as suas dúvidas e comentários abaixo, terei o maior prazer em responder.


Deixe seu Comentário

Categorias